8 de fev. de 2011

Gothic Metal: Conhece?


Muitas vezes nos deparamos com o novo. Novas experiências, novas cores, novos sabores, novos sons. É justamente sobre isso que venho aqui falar com vocês. Não são as bandas que são novas, todas já têm uma história. A proposta que elas estão ligadas é o chamativo dessa minha matéria - sua essência e influências: São baseadas e catalogadas como gothic metal ou metal sinfônico. Mas, o que é isso? Google responde:

Metal sinfônico é um termo usado para descrever a música heavy metal que possui elementos sinfônicos, ou seja, elementos que são ou emprestados da música clássica ou, como aconteceu com o rock progressivo, criar um estilo que lembra ela, por exemplo, vocais femininos operísticos; instrumentação que inclui violões e diferentes tipos de teclados, em vez de depender exclusivamente de guitarras elétricas; ritmo poético assimétrico como 5/4 e 7/8, e material temático clássico, além de ter caracteristicamente riffs poderosos de heavy metal.
 Fonte: daqui

Coloquei apenas informações BÁSICAS sobre as bandas, pra quem não conhece conhecer e para quem conhece opinar. Vamos ao que interessa:

Nightwish: Com certeza foi o pontapé inicial para o movimento que chamamos de “gothic metal”.  Nascida na Finlândia em 1996, ainda acho que ela não existe mais sem a voz perfeita de Tarja Turen. Substituída por Anette Olzon, eu particularmente não curti, mas não achei ruim (por inteiro). Seis álbuns de estúdio gravados, eles ainda continuam por aí. Meu clipe tem a Tarja (lógico *-*)


Lacuna Coil: Essa maravilhosa banda italiana conta com a dupla de vozes poderosas de Andrea Ferro e Cristina Scabbia. Fundada em 1994, 05(cinco) álbuns gravados em estúdio. Meu álbum favorito é o “Karmacode”. Eles ainda andam por aí, porém, meio sumidos. Adorei tudo o que escutei até então deles, tem uma versão que eles fizeram do “Enjoy the Silence” do Depeche Mode que eu achei (seria só eu?) que ficou melhor que o original. Essa música também é a minha favorita.

Within Temptation: Conheci essa banda nos comentários do post de uns dos muitos blogs que eu visito. Pesquisando vi que eles são dos Países Baixos, outra do tipo “gothic metal”. Quem comanda é a linda vocalista Sharon den Abel. Formada em 1996 com 06(seis) álbuns de estúdio e 01(um) previsto para sair agora em março/2011, quem nunca ouviu, eu recomendo a ouvir. Eles continuam de vento em popa! Essa música (e o clipe) é linda!

Xandria: Também descobri essa banda nos comentários de um blog. Banda alemã fundada em 1994 liderada pela agora vocal Manuella Kraller (já passaram pelos vocais: Kerstin Bischof e Lisa Middelhauve) Após varias demos e sucessos espalhados pela net, o primeiro álbum saiu em 2003. Quatro álbuns de estúdio e um de coletânea lançado em 2008, eles entraram em estúdio no fim de dezembro para gravar seu novo álbum. Essa música tá na voz da Lisa. Belíssima.

Adoro o gênero. Sombrio, uma pegada misteriosa, roupas com estilo vampiresco, as vozes épicas das vocais femininas *-*

Bem separei essas, são as minhas favoritas, só para exemplificar.
Alguém recomenda mais alguma?

Kelly Christine

32 comentários:

  1. Aqui umas juntar essa bandas,EPICA faz um som muito bom tbm vale a pena ouvir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, também queria citar Épica, é um som maravilho na linda voz de Simone. Além de Theatre of Tragedy, (escute a nova versão) é uma versão mais sombria e obscura, voltando ao lado Gothic metal ao contrário de antes no qual ela a vocalista cantava num estilo voltado ao Gothic eletronic. A voz dela é belíssima. E tem também uma banda chamada Coronatus, é bem pouco conhecida e divulgada, mas se vc ouvir, acho q vc irá adorar, é uma banda estonteantemente linda. Vale muito a pena!

      Excluir
  2. haha que otário, dizer que metal sinfônico é a mesma coisa que gothic metal...
    outra coisa, o primeiro álbum do angra data de 1993 e pode ser considerado metal sinfônico. Dizer que nightwish começou o metal sinfônico é outra baboseira.

    ResponderExcluir
  3. xandria é nova para mim!
    Mas jogar Diablo2 ouvindo within temptation era demais! *-*

    ResponderExcluir
  4. Amigo me chamo Ricardo Meireles e faço parte da primeira banda de Gothic Metal do Brasil a SILENT CRY, e também começamos nossa carreira em 1996, hoje já etando com 5 cd´s e um DVD já lançados em 23 países .. tá aí um link de uma música do nosso DVD , espero que você e os leitores do seu blog curtam . Abraços ! http://www.youtube.com/watch?v=myQEKh8tDfg&feature=related

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pra quem postou isso!!
    Minhas bandas favoritas são: a primeira, Within Temptation, a segunda é Nightwish (com Tarja), a terceira Lacuna Coil e a quarta Xandria (com lisa Middlhauve)


    Post perfeito!!

    ResponderExcluir
  6. jiwaggo - Eu já fui em um show de vcs (SILENT CRY)em caxias aki no rio, e adorei !!!! Já faz uns 8 anos se não me engano !

    ResponderExcluir
  7. uhaHUHua nao sei pq mais a voz da vocalista de within temptaion lembra a voz da sandy >_< ahuHUAUHAUH
    (viva ao metal sifonico)!!!

    ResponderExcluir
  8. credo, só banda lixo desse genero musical para retardados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não gosta, então o que está fazendo aqui? ou faça melhor!

      Excluir
  9. Retardado deve ser vc que ouve justin biba e restart kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Faltou Leaves Eyes, uma puta banda de symphonic/viking metal! Seu álbum Njord foi considerado pelas revistas européias como o melhor álbum de metal sinfônico já lançado...vacilo faltarem eles.

    ResponderExcluir
  11. Dá uma procurada na banda alemã Lacrimosa, acho que vc vai gostar. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, lembrou bem, muito boa, ótima Banda, Uma verdadeira banda que expressa muito bem o goticismo, além do toque mórbido e fúnebre que não se iguala a nada.

      Excluir
  12. Faltaram várias bandas, mas é isso é de gosto. Eu incluiria, EPICA, Leaves Eyes, After Forever (que acabou e sua vocalista esta na Vamp) e Sirenia.
    Abs

    ResponderExcluir
  13. Dona do Blog aqui! Eu disse a todos no começo do post que eram bandas que EU GOSTAVA, apenas exemplos. Vou ouvir as bandas que me recomendaram, porém não há necessidade para revolta e ofensa. Com certeza existem outras bandas, eu conhecerei. As pessoas usam a internet para o conhecimento de coisas novas. Só publiquei o post para incentivar quem não conhecia (como eu) a buscar quem conhecesse. Obrigado a todos pelas sugestões e dicas (prometo ouvir todas).

    ResponderExcluir
  14. Gothic Metal e Metal Simfônico são coisas distintas. Existem muitas bandas que fundem o simfônico com outros estilos como o Black Metal, Doom Metal e Gothic Metal, e por isso não tem como dizer que o metal gótico e o simfônico são a mesma coisa. Ou seja, tem banda gótica que não é simfônica e vice versa.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, quantos caxias revoltados... os caras vêm aqui defender seus pontos de vista como se a mãe deles estivesse na forca. Dá um tempo, cambada de pré-adolescentes "revoltz".

    Muito bom o post. Faltou educação pra uns e outros dizerem que existem diferenças entre "metal sinfônico" e "gothic metal", mas isso é pra quem quer realmente se aprofundar nas diferenças. Geralmente quem gosta de um acaba gostando do outro. É muito próximo.

    E, claro, citar exemplos de gosto pessoal na internet é o mesmo que pedir por uma avalanche de opiniões contrárias e apaixonadas, geralmente acompanhadas de falta de respeito. Mas eu te digo que você tem bom gosto. Mesmo que sejam apenas exemplos em meio a um mar de boas músicas nesses estilos.

    Novamente, parabéns pelo post, pelo blog e pela paciência :)

    ResponderExcluir
  16. ERRADO

    Gothic Metal é totalmente diferente de Symphonic, não confunda as coisas, não é porque tem bandas que estão na wikipédia como gohic metal, symphonic metal, que são as mesmas coisas...

    E Diego, realmente são mínimas as diferenças, mas elas existem, não são as mesmas coisas e nunca serão...

    ResponderExcluir
  17. Indico a Banda Draconian... Para mim ela é uma das melhores :)

    ResponderExcluir
  18. Nossa, qual é o seu problema? Desde quando Metal sinfônico é sinônimo de gothic metal?

    ResponderExcluir
  19. Olá, metal sinfonico sempre foi a minha praia...eu pessoalmente AMO!
    E sem dúvida nenhuma NIGHTWISH é a melhor...Claro que sem a Tarja caiu um pouco mas é continua sendo foda ....

    ResponderExcluir
  20. Acho que Symphonic Metal é uma coisa e Gothic Metal é outra, mas todas estas bandas são muito fixes. A que mais gosto é Nightwish, mas mesmo assim prefiro Epica.Todas as músicas desta banda são fantásticas! Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  21. recomendo visitar esse site http://www.mapofmetal.com/#/home tem todos estilos de Metal organizados e com musicas de cada estilo para se escutar online

    ResponderExcluir
  22. Falar de Nightwish e Whithin Temptation e não falar de EPICA é somente usar meros exemplos. Epica na minha opnião sendo que cada um tem um gosto é a melhor de todas, e já que posto da beleza das vocalistas que a sheron me perdoe nunca chegará a um Simone Simons no quesito beleza! Porém agora realmente estou mais escutando whithin que EPICA! Mesmo assim vale conferir! E eu fui no show do EPICA e Nightwish aqui em ES! Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o post. Symphonic metal e gothic metal são diferentes mas a diferença é muito pouca. Tem muitas bandas que são ótimas que são desses estilos. As bandas que eu conheço e gosto além das que estão aí são: Epica, Evanescence, Lacrimosa, Theatre of tragedy, The Gathering e Tristania.E além dessas tem também as que são mais trash metal e black metal e com um estilo mais sombrio como você disse. Como: Cradle of filth,Dethstars, Dimmur Borgir, Rammstein e tem també E nomine que é uma banda que canta em latin. E só uma observação. Evanescence e Nightwish são meio que da mesma época e acabou criando uma "briga" em quem foi a primeira banda de gothic metal, uns falam que é evanescence, outros nightwish. Mas pelo que eu já li o Evanescence começou mais ou menos em 1994-95 quando Ben Moody e Amy Lee ficaram amigos e montaram a banda. Entao fico com o Evanescence^^.

    ResponderExcluir
  24. EU AMO WHITIN TEMPTATION!!! Já ouço a vários anos!!! Não vivo sem ouvir as músicas com a perfeita voz da Sharon den Adel... tb adoro Evanescence, Nightwish, e outros... Xandria eu não conhecia, não é ruim não, vou conhecer melhor com o tempo.

    ResponderExcluir
  25. Acho errado ficarem xingando as pessoas que curtem outros ritmos que as outras, gosta cada um tem o seu, eu por exemplo, gosto de eletrônica, gothic metal e algumas músicas antigas... mesmo assim, não fico por aí xingando as pessoas que ouvem o que eu não curto, como esses pops norte-americanos (Justin Biba, Gaga, etc...) ou mesmo o mais insuportável do mundo em todos os tempos: o funk carioca (na minha opinião); cada um ouve o que quer, respeitando o gosto dos outros, ou seja, não saiam por ai nos lugares públicos ouvindo alto que ninguém gosta!!!

    ResponderExcluir
  26. eu curto muito a banda HB(Holy Bible) é gospel, mas num perde a essência do metal sinfônico, muito regozijante^^

    ResponderExcluir
  27. A melhor banda na minha opinião é o velho Draconian.

    ResponderExcluir

Comente.
Se sentir-se à vontade para isso.