27 de jun. de 2011

Amor à Poesia...(6)

O poeta desse mês atrasou um pouquinho, mas saiu! Trabalho significante na literatura brasileira, esse poeta fantástico tem trabalhos super modernos abrangendo diversos temas, que vão da poesia doce até as críticas em forma de versos... Para quem não conhece, segue aqui no Vento um pouco da obra desse personagem magnífico. Com vocês, Palavras de Gullar...

Ferreira Gullar
TRADUZIR-SE
Uma parte de mim
É todo mundo:
Outra parte é ninguém:
Fundo sem fundo.
Uma parte de mim
É multidão:
Outra parte estranheza
E solidão.
Uma parte de mim
Pesa, pondera:
Outra parte
Delira.

Uma parte de mim
Almoça e janta:
Outra parte
Se espanta.
Uma parte de mim
É permanente:
Outra parte
Se sabe de repente.

Uma parte de mim
É só vertigem:
Outra parte,
Linguagem.

Traduzir uma parte
Na outra parte
_ que é uma questão
De vida ou morte _
Será arte?

Ferreira Gullar
Um instante
Aqui me tenho
como não me conheço
          nem me quis

sem começo
nem fim

          aqui me tenho
          sem mim

nada lembro
nem sei

à luz presente
sou apenas um bicho
           transparente

Ferreira Gullar
Cantiga para não morrer
Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve. 

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração. 

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar. 

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.

Ferreira Gullar

Bom mesmo não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.
Se sentir-se à vontade para isso.