30 de jun. de 2011

A Música e o Protesto.

Fazia um tempinho que não fazia um post sobre a música aqui no vento. E com todas as coisas acontecendo no mundo atual, tantas lideranças de ditadores caindo, tanta gente querendo se dar bem e conseguindo nada, resolvi escrever sobre a música e o protesto no geral. Se tem algo que os músicos sabem fazer muito bem além de boa música é um bom protesto (principalmente os rockstars). Aqui separei alguns ativistas políticos, sociais, e porque não, ativistas favorecendo a própria causa. Eis os encrenqueiros da música (mas por uma boa causa... ou não...rs)
A listinha é só com alguns exemplos em destaque. Sei que existem muitos mais que fazem boa música, com motivos nobres.
Vamos a ela:

RAGE AGAINST THE MACHINHE: Killing in The Name. - Não conheço uma única música dessa banda fantástica que não gere uma polêmica ou faça um protesto nas suas letras. Dei graças por eles retornarem de novo, após tanto tempo, um hiato estranho e o Audioslave (que particularmente nunca gostei) ter finalmente se extinguido. Escolher uma música para estampar e representar o RATM chega a ser cruel, então, escolhi a minha favorita (:P). Como o próprio nome já diz, as guerras e as mortes sempre começam em nome de alguém. -.-

SYSTEM OF A DOWN: B.Y.O.B.. – Não dá pra falar de música, protesto e ativismo sem falar de S.O.A.D. Serj Tankian e Daron Malakian, compositores e integrantes da banda, com descendência armênia e origem americana com certeza tem muito o que protestar. Sim, eles voltaram! Depois de um longo hiato de quase cinco anos, eles anunciaram uma série de shows para esse ano. A música critica a integridade das guerras promovidas pelos Estados Unidos. B.Y.O.B. é um acrônimo de "Bring Your Own Bombs" (em português: Tragam Suas Próprias Bombas). Com alto conteúdo político e escrita em protesto pela guerra do Iraque. Mostra o avanço da tecnologia e a fúria das guerras.

AVENGED SEVENFOLD: M.I.A.- A banda por si só já tem várias letras polêmicas, mas M.I.A. em especial foi escrita após o vocalista M.Shadows falar com seus amigos que estavam lutando na guerra do Iraque.Ainda há tropas americanas no Oriente Médio e o atual presidente dos E.U.A. prometeu a retirada de 32mil soldados até o fim de 2012.

GREEN DAY: American Idiot. - Billie Joe Armstrong e Cia. São, com certeza, caras de muito bom humor. Quem conhece as músicas e as letras do GD sabe do que eu estou falando. Porém, depois de serem duramente criticados por mudar o estilo irreverente para o politizado com seu álbum anterior (Warning-2002) e ter um álbum completo roubado do estúdio em 2003, American Idiot chegou em 2005 como a grande volta do GD ao sucesso. O álbum todo em si é uma grande crítica de oposição à administração de George W. Bush em particular, e também à sociedade americana contemporânea em geral. Não podia resultar em outra coisa: sucesso de público, virou musical na Brodway e já está sendo produzido o filme homônimo.

KORN: Y'all Want A Single. – Eu sou rockeira assumida. Nu Metal é com certeza um dos estilos que mais gosto, então falar de Korn é muito suspeito. Falemos da musica então (:P). Faixa que integra o Álbum "Take a Look in the Mirror" de 2003, não digo tanto a letra, mas o videoclipe critica a indústria musical dos Estados Unidos (sempre eles né?)

 U2: Sunday Bloody Sunday. - Quem conhece o Bono Vox Ativista, Embaixador da ONU de hoje, pode não saber que ele começou essa história de protesto, paz e ativismo há muito tempo atrás. Sunday Bloody Sunday, é o nome da canção que os U2 compuseram em 1983 em memória da tragédia que se abateu sobre os irlandeses no dia 30 de Janeiro de 1972, durante uma marcha de protesto pelos direitos civis da Northerm Ireland Civil Rights Association, após a publicação de um decreto do Governo Britânico que permitia a prisão de elementos suspeitos de terrorismo sem julgamento.

 RACIONAIS MC’s: Negro Drama. – O quêêê?????? Racionais na lista???? Sim, Racionais sim! A voz de Mano Brown é mais conhecida nos guetos e periferias de todo o Brasil, que se tornam quase MPB. Não, não estou falando no sentido pejorativo da coisa. Na minha modesta opinião, não existe voz nacional que retrate melhor, o preconceito, o racismo, a falta de dignidade das classes mais baixas. Com doses altas de veneno e sarcasmo, todas as letras que conheço do Racionais protestam e falam sobre a mesma coisa: o racismo, que gera a pobreza que gera a violência. Eles são base inspiradora para vários rappers de todo o país. Difícil escolher uma única canção aqui. Fico com a mais popular deles.


Listinha polêmica? Provavelmente sim leitor amigo. Saudades de falar sobre música e comportamento e dividir com vocês.
Comentários abertos para sugestões e peço PERDÃO se esqueci de algum nome.

Kisses

Kelly Christine

Um comentário:

  1. rene rivard2009@hotmai.com7/24/2011 2:18 PM

    eiii gostei de ver que ainda existem brasileiros como voce que curtem letras de protesto mais nao acha que faltou mais bandas nacionais que protestam heinnn.... é talvez nem ira ler meu comentario kkkkk mais se ler lembra que o brasil sofreu a ditadura de 64 muitas bandas de rock a bossa nova protestaram em nome de uma naçao derrubada que hoje tenta se erguer com o grito de uma juventude que aos poucos perde força ao, global vicio de capitalismo selvagem e idolatria com consumismo burro ao podre que se enche do debil dessa patria....
    se quizer me add eu faço musicas de portesto tenho uma banda chamada PSICOLOGICO URBANO seria legai trocar ideia com uma garota cabeça conciente que resta nesse mundo...

    ResponderExcluir

Comente.
Se sentir-se à vontade para isso.